Mantenha mãos e pés aquecidos neste inverno

pés e mãos aquecidos no inverno

Você sofre de pés e mãos frias? Essa sensação pode ocorrer por vários motivos, desde condições de temperatura até problemas de saúde subjacentes mais sérios. 

E você pode ficar com a seguinte dúvida: como ficamos com mãos e pés frios? De acordo com pesquisas médicas, os pés frios são uma resposta ao nosso corpo experimentar temperaturas mais frias. Isso significa que quando o corpo entra em uma área mais fria, os vasos sanguíneos nas extremidades (nossas mãos e pés) se contraem, causando uma redução do fluxo sanguíneo para essas áreas.

Enquanto em áreas mais frias, a reação natural do nosso corpo é proteger primeiro nossos órgãos vitais. Como nossas extremidades estão mais distantes de nossos órgãos vitais (coração, pulmões, etc.), perdemos o fluxo sanguíneo em nossas extremidades, resultando primeiro em sua sensação de frio. Com essa diminuição do fluxo sanguíneo, pode ocorrer diminuição do oxigênio nos tecidos afetados e fazer com que as mãos e os pés fiquem com uma cor azulada. No entanto, à medida que o corpo se aquece novamente, a cor e a sensação devem retornar.

Como podemos prevenir mãos e pés frios?

Felizmente, muitas vezes as sensações de mãos e pés frios podem ser revertidas rapidamente. Se a sensação não for resultado de uma condição de saúde subjacente mais grave, tente estas opções abaixo para acelerar sua recuperação.

Movimento: Faça atividades físicas: ao nos movimentarmos, podemos ajudar o sangue a fluir por todo o corpo. Manter o sangue circulando no início da sensação de frio pode ajudar a evitar totalmente a sensação.

Meias e chinelos: Se o movimento não for suficiente, tente combinar a atividade com um par de meias resistentes e isolantes. Com uma variedade de comprimentos e estilos para escolher, a Heat Holders certamente terá o par certo para você. 

Calçar um par de chinelos para adicionar uma camada protetora adicional entre os pés e a superfície fria do piso também pode ajudar a evitar que os pés sintam frio dentro de casa.

Luvas: De maneira semelhante, luvas grossas podem ajudar a manter os dedos aquecidos. Dentro ou fora de casa, usar um par pode proteger suas mãos das sensações desconfortáveis ​​de frio comuns durante o inverno. Certifique-se de mantê-los secos para que suas mãos sintam-se bem!

Banhos para os pés: Se você procura conforto e alívio extra, uma das soluções mais rápidas é mergulhar os pés em um banho quente. Encha uma banheira ou bacia com água morna e deixe os pés de molho por 10 a 15 minutos. Normalmente, este será o tempo suficiente para que o sangue fresco circule novamente. Também pode ser uma boa ideia mergulhar os pés antes de dormir para reduzir a tensão, relaxar os músculos e preservar o calor antes de uma boa noite de sono.

Palmilhas de lã: esse item agrega no aquecimento e conforto durante o inverno. Use em calçados para neve e no dia a dia, pois será um acessório que fará toda diferença na prevenção de sensações de frio. Aproveite as várias horas de calor adicional que elas podem fornecer.

Consuma vitamina C: felizmente, ajudar no alívio dos sintomas do resfriado pode começar com o que você consome também. A vitamina C é uma vitamina crucial para apoiar a circulação sanguínea. Também é um antioxidante e pode ajudar em condições inflamatórias, entre muitos outros benefícios. 

Por isso, consuma alimentos como frutas cítricas, cebola e couve. Dessa forma, você realiza um autocuidado e melhora sua imunidade para enfrentar os dias mais frios. 

Outras condições médicas potenciais

Embora pés e mãos frios sejam mais comumente resultado da exposição de nosso corpo a temperaturas frias, existem muitos outros problemas de saúde que podem resultar de mãos e pés frios. Se você acha que pode ter uma condição subjacente, procure um médico.

A má circulação, por exemplo, é uma das causas mais comuns de pés e mãos frios. A má circulação dificulta que o sangue quente chegue frequentemente a todas as extremidades do corpo. Problemas de circulação podem surgir de problemas cardíacos, como anemia, ou podem ser resultado de um estilo de vida sedentário por ficar sentado por períodos prolongados.

Danos nos nervos causados ​​por problemas de saúde, como diabetes tipo 1 e tipo 2, também podem ser a causa dos pés frios. Junto com os danos nos nervos, os pés também podem sentir um formigamento ou dormência desconfortável.

O hipotireoidismo, outra condição que pode causar extremidades frias, ocorre quando a tireoide está sub ativa e não produz hormônio tireoidiano suficiente. Uma tireoide pouco ativa interfere no metabolismo do corpo. 

O metabolismo é o fator de controle dos batimentos cardíacos e da temperatura corporal, portanto, se for pouco ativo, pode resultar diretamente na redução da circulação e também criar mãos e pés frios.

Embora mãos e pés frios sejam um sintoma de que ninguém gosta, existem muitos métodos simples, mas eficazes, que podemos usar ativamente para reduzir esses sintomas negativos. Lembre-se, se você acha que seus sintomas de mãos e/ou pés frios podem ser um sinal de uma condição de saúde mais urgente, entre em contato com um médico imediatamente.

Em outras ocasiões, um par de meias quentes, um ambiente aquecido e vitamina C podem ajudar com os sintomas do resfriado e fazer você se sentir melhor em pouco tempo.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.